SAINDO DO SEDENTARISMO APÓS OS SESSENTA ANOS

imagem EUEMMOVIMENTO 1     ANTES TARDE DO QUE NUNCA,NÃO É MESMO?

Retarde os efeitos do envelhecimento com treinos regulares, trabalho de força e exercícios para flexibilidade.

Quando você se exercita você aumenta a performance cardíaca e fortalece as mitocôndrias (usinas de força das células que quando funcionam mal podem inclusive determinar aumento do risco de câncer!). Seus tendões/ligamentos ficam mais resistentes (diminuindo chances de lesão ao longo do envelhecimento) e a capacidade de estocar glicogênio (diminuir a glicose circulante no plasma) aumenta!

Se está parado há muito tempo inicie com 12 km/semana fracionados em quatro vezes. Caminhada rápida…não uma corrida! E aumente o número de quilômetros gradativamente (10% semanais no máximo!)

Varie o percurso, o tipo de terreno. Escute música…ou fique em silencio e curta a paisagem.

E pense diferente! Não fique martelando na cabeça “eu tenho que ir andar”…pense que você está fazendo o melhor para você mesmo. Pense que é um privilégio você chegar aos sessenta e ainda ter mobilidade e autonomia! Pense que estará ampliando esta autonomia e melhorando sua qualidade de vida! E ainda pode fazer isso…apesar do tempo que passou sedentário! Seu corpo ainda permite, apesar de você!

Aproveite a oportunidade!

Se ainda achar que não está pronto …troque por outras formas de exercício aeróbio, que também contribuem para melhorar a aptidão física. Ciclismo, natação e remo são algumas opções!

runner-579327_1280

Inscreva-se numa prova curta de 5km. Segundo a psicóloga esportiva americana Barbara Walker, “colocar uma competição no calendário faz com que ganhemos força para vencer o desânimo”! Com isso você define uma meta de tempo para chegar a um condicionamento melhor! E essas provas não significam correr…apenas. Muitos fazem o percurso caminhando rápido e/ou alternando com minutos de aceleração para corrida curta.

Anime-se!

E saia do sedentarismo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s