Por que somos sedentários?

Por que somos sedentários?

“Por que não temos tempo, falta vontade, há outras prioridades em nossa vida…ou simplesmente não gostamos de atividade física?”

De que razões VOCÊ precisa para mudar a SUA vida?

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Não quer fazer uma atividade física?

É verdade…atividade física as vezes parece uma coisa chata…para alguns, não é mesmo?

Mas é bem mais “chato” ficar doente…ter menos qualidade de vida…

Você tem escolha: deixe que as circunstancias e o prazer imediato tomem conta da sua vida ou tome as rédeas de sua saúde e de sua vida!

Comece devagar: faça algo que goste mais, tipo assista um vídeo de aeróbica e fique dançando e pulando na frente da TV. Prefira sempre subir pela escada do que entrar no elevador. Estacione mais longe do que costuma fazer e ande mais para chegar onde precisa. Caminhe mais!

Não gosta de atividade física?

Você faz coisas no seu dia a dia que provavelmente não gosta também! Cozinhar todos os dias ou ter que se barbear todos os dias, escovar os dentes mais que uma vez por dia, coisas assim…Mas você faz, por que se não fizer, há consequências, e você as conhece. E você faz para evitar incômodos maiores mais tarde, como ter que fazer tratamento dentário que além de caro pode ser doloroso ou desconfortável.

Mas, e sua saúde, seu corpo?

Quem vai conviver com ele, organismo, até o ultimo dia é você mesmo…mais ninguém. Quem vai suportar as dores ou as limitações que ele tiver mais tarde não será seu vizinho ou sua amiga. Será você mesma (o)!

Para que serve a atividade física?

 “Uma hora de atividade física leve não faz grandes mudanças em seu corpo. Mas várias semanas, meses, anos dela, gradualmente mudam a composição e funcionamento do seu corpo, para melhor! ”

“O objetivo verdadeiro da atividade física é treinar o seu corpo a ser magro, aumentando (ou mantendo) a quantidade de musculo, diminuindo a gordura e melhorando seu funcionamento bioquímico”

Saúde cardiovascular e força muscular

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Existem dois tipos de exercício. Um trabalha seu sistema cardiovascular e o outro aumenta sua força, sua massa muscular”.

“Em geral, de 20 a 60 minutos, 3 a 5 vezes na semana de atividade física (natação, andar de bicicleta, caminhar, dançar, etc.) que aumente a frequência da respiração e dos batimentos cardíacos de 55 a 90% de seu máximo (ver protocolo no seu teste ergométrico ou converse com seu médico e/ou educador físico). Já a musculação aumenta a força que irá fazer diferença quando a questão é manter uma vida independente na senilidade. Fazer duas a res vezes por semana, de 8 a 10 exercícios diferentes com 8 a 15 repetições, costuma ser o indicado. Consulte seu educador físico! ”

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“Os benefícios são físicos e mentais reduzindo em até 50% os riscos de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão arterial e obesidade e diminuindo consideravelmente as consequências psicológicas de uma vida sedentária, como estresse, ansiedade, depressão e solidão”

De quantas (mais) razões você precisa para mudar a sua vida?

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Adaptação livre de texto extraído do livro “SOLTANDO O MAGRO” de Andrew Smith, editora Atheneu.

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