COMO O EXERCÍCIO MUDOU A MINHA VIDA?

SOBRE QUALIDADE DE VIDA E EXERCÍCIO AERÓBIO!
como o exercício mudou a minha vida?

Pedi depoimentos sobre o papel do exercício físico na qualidade de vida de alguns amigos. Hoje divulgo um deles:

ESPANTE A PREGUIÇA

“Eu faço tudo para me exercitar pelo menos 4 vezes por semana. Alterno entre aeróbico e alguma outra atividade mais localizada como pilates. Isso é sagrado para mim e fico muito mal quando não cumpro essa meta. Simplesmente porque disso depende minha boa dose de endorfina, fundamental para começar o trabalho animada! Para fazer o metabolismo funcionar melhor e fazer a engrenagem andar. Além disso o exercício me dá uma sensação de confiança e cuidado com essa vida, tão preciosa…
Comecei a fazer do exercício uma rotina num período da minha vida em que estava totalmente desanimada, sem nenhuma energia. Entendi que se eu fizesse uma caminhada logo pela manhã, eu teria mais condições de ir aos poucos mudando esse quadro. Botar o corpo em ação, sentir a mudança no batimento cardíaco, no fluxo sanguíneo e aos poucos aumentar a força e o ânimo para seguir em frente. Tudo isso é acordar pra vida da maneira mais básica e acessível a todos!

FELIZ NÃO FELIZ

E aos poucos mudou o meu humor, a autoestima…e a vida andou!

Tenho um plano de caminhar com as pessoas que têm preguiça: levar 3 pessoas para Lagoa e ir acompanhando uma, dando instruções de respiração, equilíbrio e como sintonizar a mente para ela pegar o embalo…depois volto pego outra, faço o mesmo e assim vou acompanhando cada uma no seu ritmo… Gosto de estimular as pessoas que têm dificuldade. Sempre penso nisso quando estou caminhando ou correndo! ”

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O benefício mais conhecido do exercício aeróbio é a diminuição da gordura corporal. Com a perda de peso diminui a sobrecarga articular e evita-se a “epidemia” de cirurgia para colocação de próteses (pelo desgaste da articulação). Mas os exercícios aeróbios quando se está acima do peso devem ser feitos de preferência na água (hidroginástica, natação) ou na bicicleta para diminuir impacto nas articulações durante o exercício.

Mas, além da redução de peso, o exercício aeróbio é eficaz na regularização dos parâmetros sanguíneos que sinalizam doença metabólica (alterações do colesterol, níveis elevados de açúcar ou insulina p. ex.)

Sem falar no controle da pressão arterial, que fica muito mais fácil de ser gerenciada! Não poucas vezes, o exercício aeróbio somado à intervenção na dieta, pode evitar a necessidade de medicação.

Aliás…em todas as situações de adoecimento crônico a redução de oxigenação dos tecidos pela ineficácia do trabalho aeróbio pode ser fator de risco primário. Hoje, em todas as situações clinicas, a Medicina inclui no receituário a prática de exercício aeróbio!

A “inflamação” dos tecidos, disfunção silenciosa que desconhecemos até que “apareça” alguma doença com sintomas e sinais característicos…é evitada pelo aporte de oxigênio que a pratica de exercícios fornece.

VAMOS NOS MOVIMENTAR?

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ÂNIMO GENTE!
A VIDA É BELA e merece ser vivida integralmente. E COM QUALIDADE!

‪#‎euemmovimento‬
‪#‎saudeemmovimneto‬
‪#‎todosjuntosnosmovimentando‬
‪#‎exercitandoasaude‬

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