ESTRATÉGIA DUPLA: exercício físico e alimentação saudável

Este texto é uma adaptação livre de matéria publicada na revista RUNNER´S WORLD ed. março 2015

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As dicas de nutrição de Amanda MacMillan em “Estratégias Magrinhas” na RUNNER´S, originalmente escritas para corredores que querem perder peso são a base de uma orientação nutricional para todos nós que queremos fazer uma alimentação mais saudável mantendo um metabolismo mais rápido. Mesmo os que estão retomando a atividade física.

O ideal é a orientação dietética personalizada oferecida pelo nutricionista funcional. Cada organismo é único e merece atenção individual. Mas se você ainda não foi ao nutrólogo e quer começar a se alimentar melhor, vamos lá!

Ela fala em comer de maneira inteligente como sendo a forma mais fácil de criar um déficit calórico (emagrecer). Mas alerta sobre não pular refeições e não deixar de comer após o exercício.

8 REGRAS DE OURO:

– Elimine as porcarias

– Faça trocas inteligentes

– Diminua as porções

– Coma na hora certa

– Faça treinos de força

– Hidrate-se

– Coma devagar

– Divirta-se

Elimine as porcarias: Menos doces, carboidratos refinados, frituras, carnes processadas e gordurosas e mais frutas, vegetais, oleaginosas, sementes, grãos integrais, carnes magras e peixes. Mas tenha a certeza de que TODOS os nutrientes necessarios ao seu organismo estão sendo ingeridos. Alimente-se melhor, sempre!

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ALIMENTOS SAUDAVEIS

Faça trocas inteligentes: Mais proteínas e fibras, que prolongam a sensação de saciedade. Troque o misto quente depois do treino por uma omelete de tomate e queijo, por exemplo!

DE ONDE VOCE OBTEM SUA PROTEINA

Diminua as porções: Diminuir algumas garfadas de cada uma das refeições pode significar uma grande diferença no final…

Coma na hora certa: Uma refeição/colação a cada 3 horas, mantendo a rotina.

Faça treinos de força: aqui por motivos diferentes doas citados na matéria, os treinos de força são imprescindíveis para manter o equilíbrio e evitar a osteoporose e a sarcopenia do envelhecimento. Ah…seu coração também agradece!

Healthy Heart - Fitness with dumbells
Healthy Heart – Fitness with dumbells

Hidrate-se: para quem tem dificuldade em relação a tomar água, consumir 3 litros diários de agua fica mais fácil se você cria o habito de beber pelo menos 500ml de água ANTES de cada uma das refeições!

Coma devagar: comer mais rápido do que a velocidade com que o cérebro é capaz de processar os sinais de saciedade emitidos pelo estomago (Emily Brown, nutricionista americana) leva você a ingerir mais calorias do que realmente necessita. Sente-se, elimine as fontes de distração, preste atenção no sabor, na textura e no prazer de cada mordida!

Divirta-se: Em outro post aqui falamos sobre se premiar após cumprimento de metas. Mas não com porcarias, claro! A ideia aqui é que a melhora da qualidade de vida é, em si mesma, a recompensa.E não “junk food” após cada treino…como um “eu mereço!”

COMIDA PROIBIDA

Leia a matéria na integra em http://runnersworld.com.br/250-estrategias-magrinhas

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